|
|
|
RPG é a sigla de "Roleplaying Game", geralmente traduzido como "Jogo de Interpretação de Personagem", é um jogo que se passa na imaginação. Para jogar é necessário um mestre, que narrará uma história que chamamos de aventura, e jogadores para incorporarem os personagens dessa história e formarem uma equipe que viverá essa aventura. Chamamos sessão cada vez que os jogadores se reúnem para jogar uma partida e chamamos campanha o conjunto de todas as aventuras seqüenciais que formam uma história. Existem regras para o jogo dar certo, o conjunto dessas regras se chama sistema, existem vários sistemas diferentes, com regras diferentes (D&D, D20, 3D&T, GURPS, Storyteller...). O mundo onde a aventura se passará se chama cenário, que pode ser medieval, futurista, contemporâneo ou o que você quiser. Os dados do seu personagem e sua evolução durante o jogo o jogador anota em sua planilha ou Ficha de Personagem, que é diferente para cada sistema. Para não virar bagunça, cada jogador tem sua vez de jogar, a essa "vez" de cada um jogar chamamos turno. Durante a aventura os jogadores incorporam os seus personagens e tomam ações por eles, as ações simples, como andar, falar, agachar, pular... executam-se normalmente, apenas com um comando de voz, mas as ações como socar, empurrar, manipular, soltar uma magia... exigem testes, que são realizados através do lançamento de dados, cujo número de faces vai variar para cada sistema. Os outros personagens do jogo que não são dos jogadores são chamados NPC's ("Non-Player Characters") e são controlados pelo mestre. O mais importante é que RPG não passa de um jogo e seu objetivo é unicamente proporcionar diversão e entretenimento saudáveis.
--------------
Se você não entendeu ainda vou dar um exemplo de um pedaço de aventura:
(...)
Mestre: Então a porta se abre e vocês se deparam com três Stormtropers armados, um deles diz "Mãos ao alto!". O que vocês fazem?
Jogador1: "Eu ergo minhas mãos para me render."
Jogador2: "Eu quero tentar usar o Mind Control e convencê-los a nos deixar passar."
Mestre: Para isso você terá de fazer um teste de habilidade."
(supondo que o jogador2 foi bem sucedido...)
Mestre: Pode usar.
Jogador2: Vocês vão nos deixar passar!
Stormtroper (mestre): Nós vamos deixar vocês passarem...
(j1 e j2 passam livremente)
(...)
E por aí vai...
--------------
Existe um sistema oficial de RPG de Star Wars que é lançado pela editora Wizards e ainda não tem tradução para o português infelizmente. O nome do sitema em que se joga esse RPG é D20, o mesmo de D&D (Dungeons & Dragons), o RPG mais famoso do mundo.
Acho que era isso, qualquer dúvida, tâmo aí... _________________ ...
Editado pela última vez por Superman em Thu Apr 07, 2005 9:53 pm, num total de 1 vez
|
|